• ARTIGOS

Meus artigos

Falando sobre transgêneros, homossexuais e transsexuais - como não esbarrar na desinformação e no preconceito.

Mito de Procusto - símbolo da intolerância

Segundo a Mitologia Grega, Procusto era um homem que vivia na floresta. Tinha uma hospedaria e convidava os viajantes que por lá passavam para dormir e repousar. Porém, sua intenção era outra. A pessoa precisaria caber na cama oferecida. Se fosse maior que a cama, Procusto cortava-lhe os pés. Se fosse menor, ele esticava seu corpo até ficar do tamanho da cama.
Quando…

Leia mais...

Sonhos: Qual o caminho para compreendê-los?

Muitos foram os recursos propostos por Jung para a compreensão do funcionamento psíquico. Entretanto, seus estudos sobre o tema e escritos sobre a análise de seus próprios sonhos e de seus pacientes, constituem-se em material de extrema importância quando pensamos no trabalho psicoterapêutico dentro de uma perspectiva analítica.

Sonhos são ocorrências espontâneas, naturais. Fazem parte do curso natural da vida. Manifestam-se através de uma linguagem simbólica e revelam a vida…

Leia mais...

Violência contra a mulher: Triste quadro sem data para acabar

Elas são Mércias, Elisas, Eloás, Lúcias, Helenas, Carolinas...

Pertencem a diferentes raças, classes sociais, níveis intelectuais, atividades profissionais. Em comum têm apenas uma coisa: sofreram agressões de seus maridos, namorados ou amantes.

Escolheram esses homens para compartilhar a vida, formar uma família, dividir alegrias e tristezas, lutar ao seu lado por uma vida melhor.

Acreditaram que o amor que sentiam e que lhes dedicavam os ajudaria a mudar. A cada…

Leia mais...

Ser mulher hoje: O papel da mulher na atualidade

Até algum tempo atrás, mulheres não tinham o direito de fazer escolhas. Sequer podiam escolher os próprios parceiros! O surgimento da pílula anticoncepcional e o movimento feminista quebraram paradigmas e trouxeram uma nova consciência sobre o feminino. Isso foi importante para questionar uma visão de mundo, que vigorou até os anos 60.

Mudamos nosso posicionamento na sociedade e passamos a desempenhar um novo papel, muito mais presente e ativo. A…

Leia mais...